Deep Learning ainda é uma utopia?
Deep Learning: Introdução
A inovação em ferramentas que facilitem e agilizem a vida dos seres humanos têm tido ao longo dos anos e da história progressos significativos e em “velocidade de cruzeiro” com impulso na revolução agrícola e industrial.
Atualmente vivemos a revolução digital onde os dados / informação são fundamentais quer para a vida quotidiana quer para a atividade económica das empresas.
O facto é que o deep learning já está presente entre nós e até 2020, segundo a Gartner, “a maior parte dos novos produtos já terão inteligência artificial”.
A transformação no mundo empresarial será grande e permitirá obter previsões de elevado valor mais rápido, com fiabilidade e rigorosas, auxiliando processos de tomada de decisão mais eficientes e sem intervenção humana.
No entanto, ao contrário do que se possa pensar, tal como aconteceu nas revoluções históricas do passado, o deep learning irá contribuir para aumentar o trabalho dos seres humanos e sobretudo para o tornar mais eficiente.
Alguns exemplos amplamente divulgados de aplicações de Deep Learning com os quais já está certamente familiarizado:
- Sugestões ou promoções on-line com base das pesquisas e navegação;
- Sistemas de reconhecimento de voz como a SIRI e Cortana;
- Deteção de fraudes (ex: Paypal), uma das aplicações mais importantes nos dias de hoje;
- Os carros autónomos que são conduzidos sem intervenção humana.
Um avanço importante a nível global aconteceu recentemente e está descrito no estudo levado a cabo pela Google e a Harvard ao desenvolverem através do Deep Learning uma rede neural capaz de prever onde as réplicas de tremores de terra podem acontecer.
Hardware ao serviço do Deep Learning
A Supermicro e a AMD juntaram-se para lançar uma solução otimizada de Deep Learning.
Baseada em Servidor Supermicro de 1U ou 4U e até 8 GPU Accelerators AMD Radeon Instinct™ MI25 para oferecer experiências de IA poderosas e produtivas.
AMD Radeon Instinct™ Serie MI
As GPUs Radeon Instinct™ da Série MI são a fusão do instinto humano e da inteligência artificial e suportam padrões abertos, como o Open CL™ permitindo às equipas de desenvolvimento aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis.
Através da plataforma de software ROCm as GPUs Radeon Instinct™ oferecem um nível de desempenho sem precedentes para machine learning e deep learning.
Saiba mais acerca do Software aberto ROCm para GPU.
Servidores NEXUS by Supermicro com suporte para Radeon Instinct™
Podemos então concluir que o Deep Learning não é uma utopia, nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços tecnológicos em deep learning, permitindo a sua contribuição para a resolução de problemas da vida quotidiana e no âmbito económico.
Fale connosco
Consulte-nos para obter aconselhamento específico nas soluções de servidor empresariais!