Deep Learning ainda é uma utopia?

Deep Learning NEXUS

 

Deep Learning: Introdução

A inovação em ferramentas que facilitem e agilizem a vida dos seres humanos têm tido ao longo dos anos e da história progressos significativos e em “velocidade de cruzeiro” com impulso na revolução agrícola e industrial.

Atualmente vivemos a revolução digital onde os dados / informação são fundamentais quer para a vida quotidiana quer para a atividade económica das empresas.

O facto é que o deep learning já está presente entre nós e até 2020, segundo a Gartner, “a maior parte dos novos produtos já terão inteligência artificial”.

A transformação no mundo empresarial será grande e permitirá obter previsões de elevado valor mais rápido, com fiabilidade e rigorosas, auxiliando processos de tomada de decisão mais eficientes e sem intervenção humana.

No entanto, ao contrário do que se possa pensar, tal como aconteceu nas revoluções históricas do passado, o deep learning irá contribuir para aumentar o trabalho dos seres humanos e sobretudo para o tornar mais eficiente.

Alguns exemplos amplamente divulgados de aplicações de Deep Learning com os quais já está certamente familiarizado:

  • Sugestões ou promoções on-line com base das pesquisas e navegação;
  • Sistemas de reconhecimento de voz como a SIRI e Cortana;
  • Deteção de fraudes (ex: Paypal), uma das aplicações mais importantes nos dias de hoje;
  • Os carros autónomos que são conduzidos sem intervenção humana.

Um avanço importante a nível global aconteceu recentemente e está descrito no estudo levado a cabo pela Google e a Harvard ao desenvolverem através do Deep Learning uma rede neural capaz de prever onde as réplicas de tremores de terra podem acontecer.

 

Hardware ao serviço do Deep Learning

A Supermicro e a AMD juntaram-se para lançar uma solução otimizada de Deep Learning.
Baseada em Servidor Supermicro de 1U ou 4U e até 8 GPU Accelerators AMD Radeon Instinct™ MI25 para oferecer experiências de IA poderosas e produtivas.

 

AMD Radeon Instinct™ Serie MI

As GPUs Radeon Instinct™ da Série MI são a fusão do instinto humano e da inteligência artificial e suportam padrões abertos, como o Open CL™ permitindo às equipas de desenvolvimento aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis.

Através da plataforma de software ROCm as GPUs Radeon Instinct™ oferecem um nível de desempenho sem precedentes para machine learning e deep learning.

 

Radeon Instinct™ MI8

Radeon Instinct MI8

Radeon Instinct™ MI6

Radeon Instinct MI6

Radeon Instinct™ MI25

Radeon Instinct MI25

Frameworks Deep LearningSaiba mais acerca do Software aberto ROCm para GPU.

 

Servidores NEXUS by Supermicro com suporte para Radeon Instinct™

 

Servidor Rack 1U

Servidor NEXUS Rack 1U

Servidor Rack 4U 

Servidor NEXUS Rack 4U

Servidor Tower 4U 

Servidor NEXUS Tower 4U

 

Podemos então concluir que o Deep Learning não é uma utopia, nos últimos anos, têm ocorrido enormes avanços tecnológicos em deep learning, permitindo a sua contribuição para a resolução de problemas da vida quotidiana e no âmbito económico.

Fale connosco

Consulte-nos para obter aconselhamento específico nas soluções de servidor empresariais!

Nome (obrigatório).
Email (obrigatório)
Assunto (obrigatório)
A sua mensagem (obrigatório)

 

 


Comments are closed.