8 dicas como fazer backup dos seus dados com qualidade

Backup

COMO FAZER BACKUP DOS SEUS DADOS COM QUALIDADE – 8 DICAS ÚTEIS.

Saber como fazer backup dos dados que guarda no seu computador pessoal ou no servidor do seu negócio é de extrema importância.

Podem ser fotos de família, ficheiros ou documentos de trabalho muito importantes, que podem perder-se para sempre, danificar-se ou serem roubados. Por isso damos-lhe estas dicas para que possa mantê-los seguros.

Dicas práticas como fazer Backup:

1- Faça backup dos dados e confira a fiabilidade dos mesmos frequentemente.

Quanto mais dados tiver armazenados no seu computador/servidor, maior deve ser a regularidade com que deve cópias de segurança.

2 – Use um software dedicado para backup de dados.

Fazer backups manualmente demora muito tempo, por isso use um software especializado na função que permita a realização de cópias de segurança do seu sistema automaticamente. Da mesma forma, está a  facilitar o processo de recuperação de dados.

3- Utilize criptografia nos seus backups.

Desta forma, mesmo que os seus seja alvo de um ataque informático, os seus dados serão indecifráveis e inúteis para o “pirata” informático que fez o ataque. Criptografar os dados é especialmente importante se a sua empresa lidar com dados sensíveis como registos financeiros e/ou informações de identificação pessoal (números de cartões de crédito, moradas, contactos telefónicos, etc).

4- Faça backups de duas camadas.

Coloque os seus dados mais importantes (1-10Gb) em dois backups distintos: um backup local feito num disco rígido externo e outro num local seguro na “cloud”.

5 – Os dados menos críticos devem estar em backup local apenas – disco externo.

É importante a utilização de discos rígidos removíveis e /ou externos para cópia de segurança, assim como trocá-los frequentemente. Desta forma, o seu backup está protegido contra a eliminação acidental,  ameaças de malware como CryptoLocker ( um tipo de malware que criptografa os seus dados por forma a fazê-lo refém, exigindo um pagamento em troca da devolução dos dados) e/ou outras ameaças que podem danificar ou destruir completamente os seus dados.

6- Para otimizar o processo de backup, tornando-o mais rápido

e menos exigente ao nível de espaço de armazenamento, coloque na pasta que será incluída na cópia de segurança apenas os ficheiros/arquivos mais importantes e que sabe que lhe irão fazer falta.
Evite deixar nesta pasta aquivos como mp3, vídeos ou instalações de programas que pode encontrar facilmente na internet, caso necessite.

7- O ficheiro de arquivo de emails do Outlook (ficheiro PST)

pode ficar corrompido facilmente devido ao tamanho que pode atingir. Recomendamos que faça cópia de segurança deste ficheiro com uma regularidade de acordo com a importância que atribui aos seus emails.

8- Na rede da sua empresa é recomendável que todos os colaboradores façam o armazenamento dos dados mais importantes nos Servidores.

Somente nos Servidores, é possível programar a realização de backup como uma rotina, facilitando dessa forma a centralização, realização e verificação da cópia de segurança realizada.

Concluindo, se todos estes processos lhe parecem demasiado complexos ou assustadores, disponibilizamos soluções de software dos maiores especialistas mundiais em backup e “disaster recovery”, capazes de lidar com as suas necessidades de backup.

Dispomos também de soluções completas de servidores especialmente preparados para otimizar o armazenamento e backup dos seus dados em total segurança, incluindo discos removíveis (Hotswap), redundância de dados e as mais recentes tecnologias de processamento.