Ataque Informático paralisa Câmara de Vinhais
Os atacantes pedem resgate de milhares de euros pela chave de desencriptação.
O ataque informático à Câmara de Vinhais foi ontem comunicado pelo Presidente, Luís Fernandes.
Este ataque paralisou os serviços municipais desde a manhã de terça-feira (16/10/2019).
O ciberataque encriptou todos dados da autarquia de Vinhais com um pedido de resgate para restabelecer o sistema informático. O autarca, Luís Fernandes, revelou ainda que: ”todos os processos informáticos e toda essa área que hoje é vital para o funcionamento de qualquer serviço está bloqueada”.
O autarca disse ainda que quando falou com a Polícia Judiciária lhe foi dito que “estes ataques estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados”.
O ataque à Câmara de Vinhais, conhecido como, Ransomware, é um Malware que encripta os dados do utilizador e pede um resgate dos mesmos. Normalmente o pedido de resgate é de cryptomoedas (Bitcoin).
Em 2019, foram já movimentados cerca de 11,5 biliões de Doláres de resgates (15x mais que em 2015). O crescimento deste tipo de ataques é de 300% ano após ano.
Os ataques informáticos continuam a afetar empresas e organizações públicas e privadas
Conheça 2 ataques informáticos bem sucedidos que tiveram implicações financeiras bastante diferentes.
No passado recente, ocorreram 2 grandes cibertaques sem precedentes:
- A cidade de Riviera Beach, na Flórida, foi alvo de um ataque de ransomware. Irá pagar 600,000 Dolares a um grupo de Hackers.
- Em Portugal, a Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático. Este ataque implicou a inatividade dos sistemas informáticos durante cerca de 44 horas.
O caso da Cidade da Riviera, na Flórida é um exemplo em que o sistema informático estava vulnerável. Cerca de 600,000 Dolares foram pagos aos Hackers.
Relativamente ao ciberataque à Fundação Champalimaud, embora bem sucedido, não foi necessário efetuar o pagamento do resgate. Isto deve-se ao facto de que estavam implementadas camadas de segurança que permitiram em 44 horas restabelecer todo o sistema informático da Fundação.
Como prevenir o impacto de ciberataques?
As empresas e organizações públicas e privadas devem adicionar camadas de segurança ao seus dados e equipamentos de forma a estarem protegidas contra ameaças.
Conheça aqui 6 soluções de cibersegurança que contribuem para a continuidade do negócio e segurança da informação.
Fale connosco, somos especialistas na implementação de soluções integradas de cibersegurança para empresas ou organizações.
Consulte-nos para obter aconselhamento especializado em soluções que garantem a continuidade do negócio.