Backup para empresas: Regra 3-2-1, do planeamento à implementação

backup-para-empresa

Saiba como prevenir a perda de dados e como implementar uma estratégia sólida de backup para empresas

Quando falamos de políticas de backup em empresas, existem 2 tipos no mundo: as empresas que nunca perderam a informação do seu negócio e as que vão perder no futuro. (Peter Krogh).

Fique a conhecer alguns dos fatores que podem originar a perda de dados e que justificam claramente a necessidade das empresas adotarem políticas de backup adequadas:

  • Falha nos sistemas informáticos;
  • Ataques informáticos (ex. Ransomware);
  • Dados Corrompidos;
  • Problemas de Energia;
  • Roubo / Assalto;
  • Desastres Naturais;
  • Erro Humano;

Como prevenir a perda da informação do seu negócio com políticas de backup adequadas à sua empresa?

 

Regra 3-2-1 para garantir a segurança da informação

Se a informação, da sua empresa ou dos seus clientes, é crucial para o seu negócio, então, deve conhecer e implementar esta regra de ouro na sua empresa quer em ambientes físicos quer em ambientes virtuais.

  • 1º – Crie 3 backups da sua informação da sua empresa;
    • Para além dos dados primários deve ter mais 2 backups.
  • 2º – Armazenar os backups em locais diferentes;
  • 3º – Mantenha um dos backups Off-Site. Recomendamos que seja em ambiente Cloud. Desta forma garante que existe uma separação física de segurança entre os backups.

Não será de mais 3 cópias? A resposta é não.

Analise estes 3 cenários e perceba o motivo da necessidade de existir 3 cópias de segurança.

 

Cenário de backup 1

Faz backup para 1 servidor NAS localizado na sua empresa. O ficheiro de backup foi corrompido. Conclusão, ficou sem a informação.

Cenário de backup 2

Faz 2 backups 1 no NAS e outro no servidor da sua empresa. O disco do servidor avaria e o NAS foi acidentalmente desligado pela pessoa responsável pela limpeza. Conclusão, ficou sem a informação.

Cenário de backup 3

Faz 3 backups, 2 on-site e 1 na Cloud. Falham os 2 backups na empresa, mas a sua informação fica salvaguardada com o backup na cloud.

 

5 Passos para implementar a Regra 3-2-1 através de soluções profissionais.

 

Já compreendeu a necessidade de backups e a forma correta de proceder para salvaguardar a informação da sua empresa. Agora vai ficar a saber como implementar uma solução eficaz e eficiente de backup para a sua empresa.

1º passo – Automatizar. Os backups não devem ter qualquer intervenção humana.

Utilize um software profissional para agendamento de backups automáticos e com incrementais que teste o backup após ter sido efetuado.

O Software ShadowProtect da StorageCraft para além de ser oferecer funcionalidades avançadas em backups seguros, permite ainda a recuperação de desastre.

Assim, para empresas que não podem ter downtime elevados, devido à perda de lucratividade, a NEXUS e a StorageCraft desenvolveram a appliance NEXUS R1A-1302F3 que possibilidade levantar a infraestrutura TI num curto espaço de tempo. Contacte-nos e saiba como funciona esta solução.

 

2º Organizar. Defina corretamente as políticas de backup adequadas ao seu negócio ou dos seus clientes.

Tenha claro, para si e para o seu cliente, qual é a frequência com que a informação crítica é gerada e defina então a frequência com que os backups são efetuados com base na necessidade real do negócio. É suficiente 1 vez por dia? Ou tem de ser de hora a hora?

 

3º Garanta que a infraestrutura de TI reflicta as necessidades de hoje e os desafios do amanhã

A NEXUS tem uma equipa especializada no dimensionamento de soluções de servidores adequadas a cada negócio. Consulte a nossa oferta de servidores e obtenha aconselhamento específico adequado à sua necessidade atual ou futura.

 

4º – Duplicar Off-Site. Faça backups Off-Site na Nuvem

O backup na Cloud oferece a última camada de segurança, principalmente contra desastres naturais e roubo. Os data centers são desenhados para garantir a total segurança dos servidores. Além disso, a maioria dos provedores de serviços cloud tem os servidores em vários data centers. A ClouDirect pode ser o seu parceiro ideal para o backup off-site a sua empresa.

 

5º Testar e Documentar. Monitorize as rotinas de backup e efectue testes frequentes.

 


Fale connosco, somos especialistas na implementação de soluções profissionais de backup, disaster recovery e business continuity

Consulte-nos para obter aconselhamento especializado no dimensionamento de uma solução de backup adequada à sua empresa.

Nome (obrigatório).
Email (obrigatório)
Em que podemos ajudar? (obrigatório)

Comments are closed.