Hiperconvergência NEXUS em destaque na IT Channel

hiperconvergencia it channel

Na edição de Julho da IT Channel abordou o tema “Servidores, Armazenamento e Virtualização” e a NEXUS marcou presença!

 

O Paulo Gouveia, Enterprise Business Manager, esteve presente na Mesa Redonda onde destacou a importância, presente e futura, de soluções hiperconvergentes que integram networking, servidores e armazenamento.

A NEXUS reconheceu a importância de disponibilizar arquiteturas hiperconvergentes ao mercado de TI e a IT Channel dedicou um artigo às soluções NEXUS hiperconvergentes.

Podem ler o artigo completo aqui:
Artigo completo: IT Channel Edição nº 49 Julho 2018

Hiperconvergência, uma realidade e uma certeza!

Uma tecnologia de futuro rápida de implementar, mais simples de gerir e mais fácil de expandir com um TCO mais baixo.

Atualmente, vivemos um cenário econômico que exige adaptação das empresas para reduzir custos na infraestrutura TI, aumentar as oportunidades e o crescimento do negócio.

Uma tendência tecnológica que contribui para esta estratégia são as soluções hiperconvergentes, que garantem benefícios tangíveis e estão a aumentar a sua força no mercado.

Desde sempre que o principal desafio dos gestores e dos administradores de sistemas nas organizações passa pela decisão por soluções que asseguram performance, escalabilidade, um baixo custo total de propriedade (tendo em conta sempre atualizações futuras) e claro adequar a solução ao orçamento disponível.

Uma análise rápida sobre a forma de como as soluções hiperconvergentes estão a modificar a estrutura do datacenter atual e originando resultados satisfatórios faz com que os Administradores de TI cada vez mais tencionem investir nesta tecnologia.

Para compreender corretamente a forma como a hiperconvergência vem revolucionar o datacenter, temos obrigatoriamente de analisar a sua antecedência, a “convergência”, o modelo tradicional que ainda hoje é o mais utilizado na infraestrutura empresarial.

A arquitetura tradicional é constituída por unidades fundamentais ao seu funcionamento: Servidores (dedicados ou não), Rede (switches e routers) e Armazenamento.

Toda esta infraestrutura reflete avultados valores de investimento de propriedade, manutenção exigente e recorrente, aumentando ainda mais os custos de mão de obra especializada. Estes dois fatores são ainda somados a outros dois de elevada importância, o consumo energético e o espaço em bastidor gerando um ônus significativo.

Ainda assim, a tecnologia de convergência deu um grande avanço. Otimizou a infraestrutura convertendo a parte de redes física em “software” e agregando à parte do processamento (servidores). Ficando apenas a faltar o armazenamento (Storage).

Desta necessidade surge a hiperconvergência para facilitar as implementações, aumentar a escalabilidade e a agilidade operacional, além de reduzir a complexidade da infraestrutura de Virtualização.

A agregação de vários componentes como servidores, rede e storage centralizados num mesmo “interface”, dimensiona de forma dinâmica os recursos necessários para uma computação mais eficiente e reduz custos.

Appliance NEXUS HCI – A sua porta de entrada para a Hiperconvergência.

Em Portugal, a NEXUS reconheceu a importância de disponibilizar arquiteturas hiperconvergentes para o mercado TI e juntou ao seu portefólio de sistemas a Appliance NEXUS HCI, uma solução hiperconvergente com software DataCore direcionada para pequenas, médias e grandes empresas.

A aposta na inovação e na hiperconvergência resulta no desenho e implementação de uma Appliance direcionada à maioria dos segmentos e de necessidades do mercado TI.

A Appliance NEXUS HCI apresenta-se como uma solução hiperconvergente combinando computação, armazenamento e rede numa plataforma simplificada que oferece as seguintes vantagens reais:

  • Computação, armazenamento e rede totalmente integrados;
  • Escalabilidade independente da computação e espaço de armazenamento;
  • Resulta no custo total de propriedade mais baixo;
  • Melhor performance de Servidor (por watt, por metro quadrado e por Euro);
  • Maior densidade de VM por nó;
  • A arquitetura escalável permite uma adaptação contínua às constantes mudanças nos requisitos dos negócios;
  • Maior disponibilidade e segurança de dados;
  • Rápida instalação e administração contínua.

Certamente, a oferta contempla um leque abrangente de soluções, escaláveis e sobretudo adaptadas às reais necessidades do cliente.

A Appliance NEXUS HCI está disponível em Chassis de 2U ou 4U com processadores Intel® Xeon™ Scalable de última geração e armazenamento Flash e/ou HDD 24/7.

O modelo de comercialização está bem definido, tendo como distribuidor exclusivo a SOON Business Solutions e uma rede de parceiros especialistas na gestão de sistemas de informação cobrindo todo o território nacional e ilhas.

Em conclusão, as empresas que procuram alternativas mais robustas do que os modelos atuais certamente terão em consideração a hiperconvergência como solução, garantindo:

     – melhor performance,
     – automação,
    – eficiência superior nos processos,
    – otimização de recursos técnicos e
    – redução de custos
Consulte a oferta NEXUS em soluções hiperconvergentes: