Segurança informática: como mitigar o impacto de ciberataques

 

A segurança informática de empresas e organizações continua a ser fortemente ameaçada por ciberataques.

Recentemente, ocorreram 2 grandes ataques informáticos sem precedentes.

A cidade de Riviera Beach, na Flórida, foi alvo de um ataque de ransomware e irá pagar 600,000 Dolares a um grupo de Hackers. Os cibercriminosos conseguiram aceder ao sistema após um funcionário ter clicado num link de um email.

Em Portugal, a Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático que implicou a inatividade dos sistemas informáticos durante cerca de 44 horas.

Pequenas empresas e organizações não estão a salvo nesta “guerra digital”.

O grande volume de ataques informáticos não reside em invasões de sistemas informáticos poderosos, mas sim em sistemas que rapidamente são invadidos. São inclusive alvos preferenciais dos cibercriminosos devido ao baixo nível de camadas de proteção em cibersegurança. Este facto torna-as mais vulneráveis e mais suscetíveis a ataques.

 

Conheça a importância de soluções de Disaster Recovery e Business Continuity para aumentar a segurança informática da sua empresa

 

A segurança informática é cada vez mais uma preocupação dos gestores nas empresas. Hoje em dia os responsáveis de TI defrontam-se com o desafio de mitigar os possíveis tempos de paragem e reduzir o impacto no negócio.

Para prevenir potenciais ocorrências que comprometam a normalidade organizacional é crucial implementar uma solução de Disaster Recovery com Business Continuity.

Cientes das necessidades das organizações, em assegurar a segurança e disponibilidade da informação, a NEXUS incluiu no seu portefólio soluções de Disaster Recovery com Business Continuity.

A NEXUS avalia as especificidades de cada negócio e de cada cliente e apresenta a solução que mais garantias oferece para uma continuidade do negócio sem percalços.

 

Solução de Disaster Recovery NEXUS com software StorageCraft

 

Appliance-nexus-r1a-1302f3

Appliance Nexus-R1A-1302F3

Para empresas que não podem ter downtime elevados, devido à perda de lucratividade, a NEXUS e a StorageCraft desenvolveram a appliance NEXUS R1A-1302F3 que permite levantar a infraestrutura TI existente num curto espaço de tempo. Na maioria dos casos em apenas 15 minutos o sistema fica novamente disponível.

Esta unidade apresenta-se no formato Rack 1U. De base, desenvolvemos 3 configurações de hardware que permite colmatar 80% das necessidades do mercado.

No entanto, em negócios com elevado grau de especificidades a appliance é desenhada à medida da infraestrutura existente do cliente. Esta solução permite poupar tempo e dinheiro ao assegurar que os dados críticos para o negócio, estão seguros e são rapidamente recuperáveis.

 

Implementada a solução adequada ao seu negócio de Disaster Recovery & Business Continuity, é necessário garantir a disponibilidade da informação

 

As soluções cluster HCI, da NEXUS, surgem para facilitar as implementações, aumentar a escalabilidade e a agilidade operacional, além de reduzir a complexidade da infraestrutura de Virtualização. A agregação de vários componentes, como servidores, rede e storage, num conjunto de equipamentos e centralizados num mesmo “interface”, dimensionando de forma dinâmica os recursos necessários para uma computação mais eficiente e naturalmente uma redução de custos.

A Appliance NEXUS HCI apresenta-se como uma solução hiperconvergente combinando computação, armazenamento e rede numa plataforma simplificada que oferece as seguintes vantagens reais:

  • Computação, armazenamento e rede totalmente integrados;
  • Escalabilidade independente da computação e espaço de armazenamento;
  • Resulta no custo total de propriedade mais baixo;
  • Melhor performance de Servidor (por watt, por metro quadrado e por Euro);
  • Maior densidade de VM por nó;
  • A arquitetura escalável permite uma adaptação contínua às constantes mudanças nos requisitos dos negócios;
  • Maior disponibilidade e segurança de dados;
  • Rápida instalação e administração contínua.

 

 

Proteção Contínua de Dados

 

A Proteção Contínua de Dados, em inglês, Continuous Data Protection (CDP), oferece a segurança que necessita para a informação do seu negócio.

Com granularidade até de um em um segundo, fornece o melhor ponto de recuperação possível e  num curto espaço de tempo.

Com este nível de proteção, pode criar um volume através de qualquer ponto no tempo imediatamente antes do evento indesejado ter ocorrido.

Por exemplo, a sua empresa ficou sem acesso à informação do servidor às 16 horas, 15 minutos e 16 segundos. Com a CDP, pode repor o volume gerado às 16 horas, 15 minutos e 15 segundos, sem interrupção do volume de produção.

Esta camada de proteção é especialmente relevante para empresas em que:

  • Os dados sofrem alterações com frequência.
  • A quantidade de dados armazenados é grande.
  • Interrupções no negócio podem resultar de dados perdidos, arquivos danificados ou prejuízos financeiros significativos.

 

Podemos concluir que, este nível de proteção continua de dados (CDP) irá crescer à medida que as empresas descobrem, a necessidade de criar políticas que assegurem a continuidade do seu negócio e com a consciencialização dos benefícios de um backup diário e contínuo da informação do seu negócio ao longo do tempo.

 


Fale connosco, somos especialistas na implementação de soluções integradas de cibersegurança para empresas ou organizações.

Consulte-nos para obter aconselhamento especializado em soluções que garantem a continuidade do negócio.

Nome (obrigatório).
Email (obrigatório)
Em que podemos ajudar? (obrigatório)

Comments are closed.