Vai comprar servidor para a sua empresa? Leia primeiro este artigo…

 

comprar-servidor-empresas

 

Comprar o servidor certo para a sua empresa vai garantir produtividade, continuidade do negócio e reduzir as implicações ao nível financeiro, imediatas e futuras.

O crescimento das empresas obriga a aumentar e modernizar a infraestrutura TI com a compra de servidores dimensionados, de forma adequada, para ligar os diversos departamentos e melhorar os processos organizacionais da empresa.

Comprar um servidor que seja escalável e possa crescer ao ritmo do crescimento da sua empresa é essencial para que não sejam necessários investimentos extras no futuro.

Este artigo, vai ajudá-lo(a) decidir por que servidor deve optar para a sua empresa.

 

Qual a importância de comprar o servidor adequado para a sua empresa?

Os servidores oferecem suporte para os vários departamentos e colaboradores da sua empresa. Têm uma função importante na gestão da informação da sua empresa, executando aplicações críticas como é o caso das contas de e-mail, impressoras, programas, bases de dados, ERP, CRM etc…

Um servidor numa empresa promove o trabalho colaborativo, já que armazena, gere e distribui a informação aos diversos utilizadores da organização.

Dica: Pode tirar partido do servidor ao criar uma rede intranet da empresa ou estabelecer uma VPN (Virtual Private Network) permitindo aos colaboradores aceder aos dados do servidor de forma remota. Em qualquer lugar com acesso à internet.

 

Tipos de Servidores para empresas

 

servidor-em-torre-nexus

Servidores em Torre

Os servidores Torre são o tipo de servidor mais básico do mercado. Estes equipamentos verticais, tal como computadores, são direcionados para pequenos negócios que possuem espaço limitado e não tem uma sala de TI própria.

Embora, com fortes semelhanças físicas com os Computadores (PC´s) os servidores em torre são equipamentos com tarefas bem diferentes oferecendo funcionalidades adicionais e performance aos utilizadores.

Adequados para Start ups, Micro-empresas e PME´s, estas unidades de processamento podem integrar 1 ou 2 processadores e vários discos de armazenamento, consoante o número de utilizadores.

 

servidor-em-rack-2u

Servidores em Rack

Este tipo de servidor requer um dimensionamento adequado ao nível da climatização do ambiente onde estará inserido. Este formato de servidor rack é ideal para maximizar o espaço em bastidor. Os servidores de rack aumentam a escalabilidade da infraestrutura TI.

São indicados para pequenas e médias empresas.

 

Servidores Blade

É o tipo de servidor ideal para Datacenter.

servidor-blade

Desenhados para ocupar menos espaço, reduzir o consumo energético e fornecer elevado poder computacional.

Os servidores Blade permitem, tal como os servidores rack, uma maior escalabilidade da solução. À medida que for necessário, é possível adicionar ao chassis novos servidores Blade.

Normalmente, são soluções implementadas em empresas com um número elevado de colaboradores que necessitam de mais capacidade de processamento ou de armazenamento de dados.

Exigem um ambiente climatizado para controlo da temperatura.

 

Segurança dos servidores

A disponibilidade e segurança do servidor é crucial. Numa rede cliente-servidor se o servidor, por algum motivo, estiver inacessível, os PC´s que utilizam a rede não conseguirão trabalhar.

Com o aumento do malware, é necessário aumentar as camadas de segurança da informação da empresa. Definir políticas de Backup & Disaster Recovery é fundamental para a continuidade do seu negócio.

Assim, quanto maior for a dependência da empresa pela disponibilidade do servidor maior deve ser a sua robustez e a segurança.

 

Antes de comprar servidor…

A compra de um servidor levanta questões importantes que necessitam de ser respondidas:

  • Que formato de servidor precisa?
  • Que aplicações vão ser mais utilizadas?
  • Qual o número de colaboradores da empresa?
  • Tem uma sala dedicada a TI?

Nem sempre comprar um servidor é um processo simples. Principalmente, quando a solução requer conhecimento profundo para garantir que a solução é a mais adequada para futuras atualizações.

Eventualmente, se existir alguma dúvida quando à configuração, esteja a vontade para contactar os nossos especialistas NEXUS em servidores.

Para nós, cada servidor é “o servidor”. As nossas soluções são desenhadas à medida do cliente e das necessidades do negócio.

 


Fale connosco, somos especialistas no dimensionamento de soluções de servidor à medida.

Obtenha agora uma cotação sem compromisso.

 

Nome (obrigatório).
Email (obrigatório)
Em que podemos ajudar? (obrigatório)

 


Comments

  1. […] vários tipos de servidores e deve optar pelo formato que lhe permita atualizar e efetuar upgrades ao servidor com o CPU, […]