Teletrabalho – Guia de implementação para empresas

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Trabalhar remotamente no conforto da nossa casa, no café, junto à praia, no parque da cidade, num local especial para nós, sempre foi um sonho. Agora será uma realidade, imposta pelo Covid-19.

Trabalhar em ambiente remoto não é complicado. Muitos de nós já tivemos alguma experiência pontual em teletrabalho, ou a tratar de um email ou a terminar uma tarefa urgente, já o fizemos. Mas agora é diferente, é uma imposição necessária e as empresas tem de se adaptar ao teletrabalho, aproveitando as oportunidades que dai advêm.

Esta tendência trás ao mercado de trabalho uma solução vantajosa para o empregador e para o colaborador. O teletrabalho oferece mais liberdade, no entanto, acarreta obrigatoriamente, mais responsabilidades.

O equilíbrio entre a liberdade do trabalho remoto e do sentido de responsabilidade são a fórmula para as empresas e colaboradores alcançarem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Afinando estas variáveis, serão mais focadas, mais produtivas, mais lucrativas e mais felizes.

 

Leia este guia com dicas, melhores práticas, ferramentas e metodologias para trabalho remoto seguro

Desenvolvemos este guia que serve como ponto de partida para ajudar as empresas a operacionalizar o trabalho remoto facilitando os processos com ferramentas e metodologias facilitadoras.

 

 

1 – Garantir a segurança no acesso remoto à informação da empresa é garantir a continuidade do seu negócio

Naturalmente, os seus colaboradores ficaram mais relaxados a trabalhar em home office, principalmente em termos de segurança informática.

Contudo, os cibercriminosos exploram esta particularidade através de esquemas de phishing bem desenhados. Portanto, os seus colaboradores devem ser informados e instruídos com as seguintes recomendações:

 

1. As passwords são importantes e devem ser seguras

É importante fortalecer as passwords utilizadas. Leia este artigo e saiba como criar uma password segura

2. Esteja em alerta para phishing

Tenha cuidado ao clicar em links que pareçam suspeitos e faça o download de conteúdo apenas de fontes fiáveis que possam ser verificadas. Existem já casos de esquemas de phishing acentes no coronavírus/covid-19.

3. Utilização pessoal do PC empresarial e vice-versa

Existe um risco associado à utilização de dispositivos pessoais para fins profissionais e de dispositivos empresariais para fins pessoais. A equipa de TI deve adotar um bom antivírus.

4. Redes Wi-fi domésticas

Verifique se a password é forte e tenha muito cuidado ao ligar-se a redes sem fio públicas. As redes wi-fi públicas não são seguras e facilitam os ataques informáticas a emails e passwords.

 

 

2 – Possibilitar o acesso remoto à rede da Empresa

A primeira ação necessária é providência a todos os colaboradores os meios necessários para se conectarem em segurança à rede da organização e obter os recursos necessários para desempenhar o seu trabalho em regime de teletrabalho.

 

Coloque à disposição dos seus colaboradores tudo o que vão necessitar

DESCUBRA AS SOLUÇÕES DE CIBERSEGURANÇA

 

1. Implementar uma ligação via VPN IPsec

Uma VPN (Rede Privada) fornece acesso à rede corporativa através de um cliente VPN com alta segurança na transmissão dos dados.

Para implementar esta solução VPN, deve instalar um cliente VPN em cada dispositivo do colaborador (PC, smartphone, tablet) e garantir elevados níveis de segurança na autenticação.

O ideal é optar por uma solução de Firewall Check Point que adiciona camadas de segurança extra além da funcionalidade de VPN.

 

2. Implementar uma ligação via RDP

A NEXUS com o Remote Services é a alternativa mais económica e simples para acesso remoto via RDP a computadores e servidores.

Com o NEXUS RDP é possível implementar uma solução robusta, simples e económica para disponibilizar aplicações a um grande número de utilizadores internos ou externos.

Oferece várias sessões simultâneas para utilizadores remotos, balanceamento de carga, impressora universal, aplicações remotas publicadas, controlo de aplicações, RDP seguro e muitas outras funcionalidades. Consulte todas as funcionalidades do NEXUS Remote Services RDP.

 

3 – Extensão Telefónica para acesso remoto

Vai necessitar de providenciar uma solução de telecomunicação para os colaboradores.

Trabalhando em casa a internet e as ferramentas de comunicação como WhatsAPP, Skype, Microsoft Teams ajudam bastante neste sentido.

Contudo, o ideal é manter as extensões telefónicas de cada colaborador facilitando a comunicação habitual com clientes e colegas.

Analise se a sua linha de comunicação utiliza o protocolo SIP – VoIP (Voice Over IP). Caso afirmativo contacte o seu fornecedor de telecomunicações e configure a linha telefónica com um software SIP (VoIP), como por exemplo o Jitsi.

 

4 – Sistema de Backups Empresarial

Leia este artigo e saiba como implementar um sistema seguro de Backups para Empresas, assente na regra 3-2-1.

 


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